quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Arte Pós-Moderna

A arte pós-moderna não é aceita por todos os artistas ou críticos de arte.
O pós-modernismo surge no século XX. É uma arte que se firma sobre o esgotamento da arte modernista. No pós-modernismo a arte não possui mais conexão com a realidade cotidiana, e começa a focar nas formas da linha e da cor.
 Nos anos 80 o termo Pós-modernismo é usado também para descrever manifestações nos campos de Design e de Artes Visuais, em criações que se inspiravam na cultura popular e em seu repertorio de imagens. Outras criações apoiavam em diversos elementos como textos, imagens, objetos com arte gráfica.
De certo modo o Pós-modernismo é, ao mesmo tempo uma rejeição ao modernismo e um prolongamento dele. Ad Reinhard afirmou que a arte não tem conexão com a realidade e que sua única preocupação são questões formais da linha e da cor.
O modernismo porem abrigava tendências além daquelas chamadas formalistas e o, Pós-modernismo do prosseguimento à experimentação que teve inicio com Marcel Duchamp que se desenvolveu por meio do Dada do Surrealismo do Neo dada e da Art pop e da Arte Conceitual.
Em quanto o modernismo visava criar uma utopia moral e estética unificadora o Pós-modernismo celebra o pluralismo do final do século XX. Um aspecto que se reflete neste pluralismo se refere à natureza dos meios de comunicação de massa  e a proliferação universal  das imagens. O que o pensador  Jean Baudrillard se referi-o como um “estase da comunicação”. Em boa parte das obras pós-modernas o enfoque principal está na questão da representação: motivos ou imagens do passado são citados em novos contextos. Alguns movimentos pós-moderno são: Pop Art, Minimalismo, Arte conceitual, etc..



POP ART

É um grupo de artistas que faz críticas a sociedade consumista. A Pop Art se desenvolveu na década de 1950. Era um movimento que fazia críticas a vida cotidiana das pessoas, e sempre criticando a vida materialista e consumistas das pessoas. Os artistas usavam cores vivas, modificavam os formatos dos objetos, repetiam várias vezes o mesmo objeto, mas com cores diferentes, e colagem também era muito utilizada.



Roy Lichtenstein

Nasceu em 27 de outubro de 1923 e faleceu em 29 de 
setembro de 1997. Lichtenstein foi um pintor estado-
unidense identificado com a Pop Art. Na sua obra, procurou 
valorizar os clichês das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
1951, Lichtenstein teve seu primeiro solo de exposiçãp na Galeria Carlebach em Nova Iorque.
1960, ele começou a ensinar na Universidade de Rutgers, onde foi fortemente influenciado por Allan Kaprow, que também era professor da mesma.
1961, Leo Castelli começou a exibir a obra de lichtenstein em sua galeria em Nova York.
1960, Lichtenstein reproduziu obras-primas de Cézanne, Mondrian e Picasso antes de embarcar na série Brushstroke em 1965.
1977, ele foi contratado pela BMW para pintar um grupo de 5 carros da versão do BMW 320i para a terceira parcela da BMW Art Car Projeto.
1964, Lichtenstein tornou-se o primeiro americano a expor na Tate Gallery, em Londres.





  • Arquivo: Roy Lichtenstein Drowning Girl.jpg

  • "Menina Drowning", 1963.
  • Em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York.




  • Arquivo: Roy Lichtenstein Whaam.jpg

  • "Whaam!", 1963.
  • Tate Modern - Londres.




  • File:Girl with Ball.jpg

  • "Menina com Bola", 1961.
  • Museu de Arte Moderna, Nova York.





  • REFERÊNCIAS:

  • - Slide sala de aula.
  • - Conteúdo disco virtual.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário