segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Renascimento

XIV-XVI


O Renascimento surgiu na Itália no século XIV, reviveu a cultura greco-romana, valorizando sua cultura de estética artística. O ideal do humanismo prevaleceu no período do renascimento, se chama de "antropocentrismo" onde o homem era visto como o elemento principal da história da humanidade. 
Um período em que a igreja católica era desprezada e a civilização começou a defender a ciência, sendo assim começaram os estudos para entender o mundo através da física, matemática etc..
A pintura nesse tempo tinha como principais características a perspectiva, o uso de luz e sombra, figuras mais realistas e pintadas a tinta a oléo.
Tendo como principais pintores:
  
Michelângelo Buonarroti  (1475-1564) pintou o teto da capela sistina no Vaticano representando cenas do antigo testamento.

Capela Sistina Vaticano.

Capela Sistina Vaticano.


Sandro Botticelli (1444-1510) destacava em suas pinturas o ideal da beleza, acreditava que a beleza era associada ao ideal cristão. Uma de suas obras mais famosa era O nascimento de Vênus.

O nascimento de Vênus.


 Leonardo da Vinci (1452-1519) usava muito luz e sombra em suas pinturas, destacava a realidade e brincava com a imaginação dos seus apreciadores. Uma de suas obras mais famosas era A Monalisa e A virgem dos rochedos.

A virgem dos rochedos.


A escultura surgi nesse período junto com a volta dos papas. E suas características eram proporção da figura, profundidade e perspectiva. Michelângelo além de pintor se destacou também como escultor.


 A virgem e o menino. Museu do Hermitage, séc. XV.  Leonardo Da Vinci.



 Escravo Atlante. Galeria da academia, Florença séc. XV. Michelângelo.



A Monalisa. Museu do Louvre, París séc. XV. Leonardo Da Vinci.





Referências

- Anotações Slide de sala de aula.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário