quinta-feira, 27 de junho de 2013

Idade Média

Período entre os séculos V a XV, desde a queda de Roma até o renascimento.
Acaba o realismo e com ele as pinturas e as esculturas nu, fazendo com que tudo comece a girar em torno do cristianismo.
Nas arquiteturas possuía muitos vitrais, mosaicos. O povo era analfabeto e apenas os monges sabiam escrever e ler.  
Os três períodos da Idade Média:

  • Bizantino: Período que começa c.330 d.c, na época em que Roma era devastada por bárbaros.  Nesse período os painéis eram feitos de madeira, nos mosaicos continha sempre um fundo de ouro e painéis, todos sempre continha desenhos de santos, deus que era retratado como grandioso, etc...  Suas pinturas eram sempre muito chapadas roupas sem nenhum volume, já na arquitetura, igrejas monumentais e espaçosas, com cúpulas sustentadas por colunas.
  •  Românico: Período que se passa durante os séculos XI e XII. Já nesse período a arquitetura passo a ser feita o teto com abóbodas de pedra. As catedrais nesse período eram grandes para receber muitos cristãos, mais possuíam um interior escuro por ter poucas janelas e serem pequenas. Nesse período o pintor Giotto trouxe novamente o volume para as roupas, mas sempre muito suave e vivo.
  • Gótico: Período que se passa durante os séculos XII e XIII. Nesse período a arquitetura possuía muita verticalidade, com catedrais muito altas, catedrais muito bem iluminadas diferente das igrejas do período Românico.  Aqui já eram usadas abóbodas de cruzamento, e com traves para que as catedrais pudessem ser altas e possuir grandes janelas para que ficassem bem iluminado o seu interior, sendo assim demoravam séculos para ficarem prontas. Já nesse período volta as pinturas realistas e naturais, nas catedrais possuíam vários vitrais, esculturas e pinturas que contavam toda uma história cristã.

Frontal da diocese de Urgell, museu de arte da Catalunha em Barcelona.


 Altar da Catedral de Notre Dame.


Igreja de Santa Cruz, Armênia, Turquia.


 Catedral de Milão.


Tapeçaria, na figura é a lenda do Unicórnio.


Basílica de Santa Sofia em Istambul.


Igreja de Santa Maria de Ripoll, Gerona.


A Visitação e a Sinagoga, catedral de Friburgo.




Referências

- Livro Gombrich, História da arte.

- Anotações Slide de sala de aula.







Nenhum comentário:

Postar um comentário